Twitter acaba com publicidade política na plataforma
“Decidimos interromper toda a publicidade política no Twitter globalmente. Acreditamos que o alcance da mensagem política deve ser conquistado, e não comprado”. Assim foi como se pronunciou o CEO Jack Dorsey, do Twitter, em post do dia 30/10/2019 em seu perfil, alegando o motivo para o fim da publicidade política na redes.
Diferentemente do Facebook, que preferiu não banir as propagandas políticas, o Twitter se posicionou de modo inverso neste assunto. A nova regra, que irá impactar quem trabalha com marketing político, entra em vigor no próximo dia 22 de novembro.
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O posicionamento contrário das duas redes sociais fica ainda mais visível quando constatamos os caminhos adotados por cada rede. Enquanto Mark Zuckerberg adota um discurso sobre “o compromisso do Facebook em proteger a liberdade de expressão”, Dorsey diz que a questão nada tem a ver com liberdade de expressão: “Trata-se de pagar pelo alcance. E pagar para aumentar o alcance do discurso político tem ramificações significativas com as quais a infraestrutura democrática de hoje pode não estar preparada para lidar. Vale a pena dar um passo atrás para resolver”, explica o CEO do Twitter.
Dorsey vincula o crescimento de notícias falsas aos anúncios políticos, e que a medida tomada pela plataforma é fundamental para a guerra contra as fake news: “Estamos trabalhando duro para impedir que as pessoas usem nossos sistemas para espalhar informações enganosas, mas se alguém nos paga para mirar e forçar as pessoas a ver seu anúncio político, bem, elas podem dizer o que quiserem!”, cita o CEO.
E você o que achou da medida?