Saiba o que é Marketing Digital e como fazer?
Aqui você verá dicas, esclarecimentos e sugestões para você colocar em prática ou evoluir o seu marketing digital neste ano.
Rico potencialmente para quem almeja divulgar e vender produtos e serviços, o marketing digital é a divulgação de produtos ou marcas através dos meios digitais, em especial o ambiente online.
Com isso, também podemos enfatizar que marketing digital (mkt digital) é a soma de atividades que uma empresa ou pessoa física realiza na internet com o objetivo de conquistar novos negócios, gerar relacionamentos e criar uma identidade de marca.
Embora alguns teóricos não concordem com o termo marketing digital, por afirmarem que marketing é marketing, com isso o que teríamos na web seria a utilização deste meio para fazer marketing, e não um novo tipo de marketing, a verdade é que dizer marketing digital hoje em dia é algo normal e que caiu na boca de empreendedores.

Como fazer Marketing Digital na internet?
Utilizando canais de divulgação, tais como sites, blogs, buscadores, redes sociais, e-mails, sites de vídeos e conteúdos, as empresas no marketing digital têm como meta solucionar problemas e necessidades de clientes e potenciais novos clientes.
As táticas utilizadas no marketing digital são executadas principalmente por meio de canais de SEO, mídia paga, disparo de e-mail e estratégias de conteúdo.
Continue lendo mais este conteúdo da Web Digital Marketing – agência de marketing digital.
Entre os principais atrativos do marketing digital, sem dúvida alguma, podemos ressaltar as possibilidades que o mesmo dá a empresas grandes e pequenas, ou seja, a chance de desenvolverem algum tipo de ação, independente do seu tamanho e verba para investimento.
Agora engana-se quem acredita que criar uma estratégia de marketing digital e colocar em prática ao longo de dias, meses e anos, seja tarefa simples. Afinal de contas, assim como tudo na vida, é preciso esforço, conhecimento e persistência para vencer. E no mkt digital não é diferente. Fuja de gurus que prometem saídas fáceis no marketing digital.
História do Marketing na Internet

- Primeira utilização do termo «marketing digital» | 1990
- Lançamento do primeiro motor de busca: Archie | 1990
- Primeiro anúncio de banner da Web clicável | 1994
- Lançamento do Yahoo | 1995
- Primeira transação de e-commerce na Netmarket | 1994
- Lançamento do primeiro site de rede social: SixDegrees.com | 1997
- Nascimento do Google | 1998
- Lançamento do motor de busca na web da Microsoft | 1998
Na década de 1990, as pessoas começaram , podemos assim dizer, na Internet, especialmente foi quando a World Wide Web tornou-se publicamente disponível em 1991. Em 1995, havia cerca de 16 milhões de usuários da Internet em todo o mundo. Foi a década dos motores de busca e o início da era da informação online. Nesta década, muitas empresas investiram em ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) para criar e diversificar sua interação com clientes atuais e potenciais.
Então, em 1999, veio o desenvolvimento do gerenciamento eletrônico de marketing de clientes (eCRM).
Esta versão combinou todas as funções do CRM com o uso da Internet e armazenamento de informações online, permitindo que as empresas armazenem online um grande volume de dados de clientes que podem ser atualizados quando conveniente.
No entanto, essas empresas naquele momento enfrentaram um desafio: elas tinham muitos de dados de clientes, mas não tinham meios para entendê-los. Isso mudou com o desenvolvimento da salesforce.com, a primeira empresa de software como serviço (SaaS).
Eles criaram o que hoje é conhecido como software Marketing Cloud: uma plataforma que integra o armazenamento de dados do cliente com análises, branding, construção de comunidades e rastreamento de campanhas. Este software de computador serviu como ponto focal para o futuro da tecnologia de marketing.

- Primeira Campanha de Marketing Móvel da Universal Music | 2001
- Lançamento do LinkedIn | 2003
- Lançamento do WordPress | 2003
- O Google torna-se listado publicamente; Gmail é lançado | 2004
- Lançamento do Facebook | 2004
- Lançamento do YouTube | 2005
- Lançamento do Twitter | 2006
- Lançamento Hulu | 2008
- lançamento do iPhone | 2007
- Lançamento dos resultados do motor de busca Google em tempo real | 2009
- Lançamento do WhatsApp | 2009
A década de 2000 viu uma mudança no comportamento do cliente. Graças ao destaque de mecanismos de busca como Google e Yahoo, muitos clientes começaram a pesquisar produtos online antes de fazer uma compra. Isso deixou muitos profissionais de marketing confusos, pois não conseguiam entender completamente o comportamento de compra do consumidor.
Esse obstáculo foi resolvido por empresas como Marketo, Act e Pardot quando introduziram plataformas de automação de marketing. Essa forma de tecnologia permitiu aos profissionais de marketing segmentar o mercado e tentar campanhas multicanal (via e-mail, sites, etc.), além de oferecer conteúdo personalizado, principalmente para inbound marketing. Eles também tinham ferramentas para agendar e acompanhar o desempenho de diferentes mídias de marketing para obter análises para uma melhor compreensão do comportamento de compra do consumidor.
A década de 2000 também viu um boom nas plataformas de mídia social, criando uma nova plataforma de marketing. Foi também a década em que os smartphones se popularizaram, dando aos consumidores um acesso mais fácil à Internet, às suas plataformas sociais e, portanto, ao marketing online.

- Lançamento do Instagram | 2010
- Uso da Web supera audiência de TV entre os jovens demográficos | 2011
- Lançamento do Snapchat | 2011
- 64% dos anunciantes esperam aumentar o orçamento das redes sociais | 2013
- Amazon domina e-commerce | 2013
- Lançamento do aplicativo de mensagens do Facebook | 2014
- LinkedIn Lança Anúncios Personalizados | 2014
- O uso de dispositivos móveis excede o tráfego do navegador de desktop | 2014
- Boom de Marketing de Conteúdo | 2015
2020, fique de olho!!!
O marketing digital está no auge. As empresas precisam se certificar de que estão em boas condições e com as práticas atuais para colher os benefícios dos avanços que estão por vir.
Da inteligência artificial no marketing ao uso das mídias sociais para atendimento ao cliente, marketing orientado a informações e dados, bem como SEO multilíngue, 2022 verá grandes inovações na esfera online.

Conceitos e termos importantes do Marketing Digital
1. Taxa de conversão
A taxa de conversão é o percentual de clientes, ou potenciais clientes, que tomam uma ação específica. A “ação específica” pode ser qualquer coisa, desde a abertura de um e-mail, a inscrição numa demonstração, até à realização de uma compra.
Uma vez que muitos esforços de marketing se concentram em obrigar um cliente a dar esse próximo passo no funil de vendas, a taxa de conversão é uma importante métrica de marketing.
Como comerciante, é importante ser capaz de contextualizar os dados da taxa de conversão. As taxas de conversão médias variam muito dependendo do canal de marketing e da indústria.
Por exemplo, a pesquisa de Marketing Sherpa descobriu que a taxa média de conversão do website para a indústria profissional ou de serviços financeiros era de 10%, enquanto que a indústria retalhista ou de comércio eletrônico era de apenas 3%.
2. Marketing Push
Push marketing refere-se aos esforços de marketing concebidos para enviar uma mensagem direccionada a um determinado conjunto de clientes potenciais ou já existentes.
Exemplos de marketing push incluem campanhas de correio electrónico direccionadas, anúncios na televisão e na rádio, e marketing na linha de vista utilizando sinalização digital em locais de tijolo e cimento.
3. Pull marketing
Também designado por marketing de entrada, marketing pull refere-se aos esforços de marketing concebidos para “puxar” ou atrair prospectos de vendas para o seu website, marca, e produtos ou serviços.
Exemplos de marketing pull incluem SEO (Search Engine Optimization) e social media marketing.
4. Aquisição de clientes
O marketing digital tem tudo a ver com a aquisição e retenção de clientes. Aquisição de clientes refere-se a todas as actividades de vendas e marketing envolvidas na obtenção de um cliente.
5. Custo de angariação de clientes (CAC)
O custo de aquisição de um cliente (CAC) diz-lhe o custo médio de aquisição de um cliente. Pode calcular o CAC usando esta fórmula:
despesas de vendas e marketing ÷ número total de clientes = CAC
O CAC é importante porque, juntamente com o CLV (customer lifetime value), pode dizer-lhe muito sobre a potencial rentabilidade do seu modelo de negócio.
6. Valor vitalício do cliente (CLV)
O valor vitalício do cliente (CLV) diz-lhe o montante de receitas que um cliente gera para o seu negócio. O CLV é por vezes referido como o valor vitalício do cliente (LVC). Existem várias formas diferentes de calcular o CLV, mas esta é uma das mais simples:
valor médio de compra × frequência de compras × duração de vida do cliente = CLV
Aqui estão algumas regras que pode usar para analisar o seu modelo de negócio usando CLV e CAC:
Se o CLV dividido pelo CAC for superior a um, cada cliente incremental está a custar-lhe dinheiro.
Se o CLV dividido pelo CAC for inferior a um, cada cliente incremental está a trazer dinheiro.
Geralmente, ter um CAC que é cerca de um quarto a um terço do seu CLV é considerado uma boa base para a rentabilidade. Se os seus custos de CAC forem inferiores a isso, poderá estar a investir menos na aquisição de clientes.
7. Optimização para motores de busca (SEO)
Search Engine Optimization (SEO) é um dos termos de marketing mais comuns que os marketeiros digitais encontram.
Em termos simples, SEO é o processo de aumentar a quantidade e qualidade do tráfego para o seu website a partir de resultados de pesquisa não pagos na web. A parte “não paga” é importante; SEO exclui a pesquisa paga.
8. Marketing dos motores de busca (SEM)
Search Engine Marketing (SEM) é o processo de aumentar a quantidade e qualidade do tráfego para o seu website utilizando SEO e anúncios pagos. Em termos simples, SEO + resultados de pesquisa pagos = SEM.
9. Página de resultados para motores de busca (SERP)
Página de resultados do motor de busca (SERP) é a página de resultados que um utilizador vê quando escreve um termo num motor de busca. Em geral, quanto maior for a sua classificação SERP para um determinado termo, maior é a probabilidade de um utilizador clicar no seu resultado.
10. Impressão
Uma impressão é um exemplo de uma peça de conteúdo em linha a ser mostrada. Muitas vezes, o termo é utilizado no mundo dos anúncios online pagos. Por exemplo, a taxa de cliques (CTR) é calculada utilizando cliques e impressões.
11. Taxa de cliques (CTR)
A taxa de cliques (CTR) é o percentual de cliques que uma campanha recebe em relação ao número de impressões. Um CTR mais elevado implica frequentemente que as campanhas estão a ressoar mais eficazmente com os telespectadores. A fórmula para CTR é:
(cliques sobre uma campanha ÷ total de impressões da campanha) × 100 = CTR
Por exemplo, se uma determinada campanha publicitária tiver 5 cliques e 500 impressões, o CTR é de 1%: (5 ÷ 500) × 100 = 1.
12. Custo por mil impressão (CPM)
O custo por milha (CPM) é uma das poucas peças da linguagem de marketing a utilizar o latim. “Mille” é latim para “mil”, e CPM significa custo por mil impressões. O CPM é frequentemente utilizado para fixar o preço de uma determinada campanha publicitária paga.
13. Custo por clique (CPC)
Custo por clique (CPC) é o jargão de marketing que se refere ao custo de cada clique numa campanha de pesquisa paga. Com o modelo CPC, paga-se com base nos cliques, em oposição às impressões. O CPC é popular em plataformas pay-per-click, tais como os anúncios do Google.
14. Gestão da relação com o cliente (CRM)
A gestão da relação com o cliente (CRM) é o processo de construir, manter e melhorar a relação de uma organização com os seus clientes.

Diferença entre marketing e publicidade? Quais são as semelhanças entre marketing e publicidade?
Ao contrastar marketing vs. publicidade é importante saber que a publicidade é, na verdade, um componente do marketing. Marketing refere-se à preparação de um produto para o mercado. Publicidade é tornar seu produto e serviço conhecido pelas pessoas dentro desse mercado. Em outras palavras, a publicidade é uma etapa do processo de marketing – que usa os dados e pesquisas coletados por estrategistas de marketing para criar promoções atraentes.
Quando visto de forma ampla, o marketing é um processo controlado, mas de amplo alcance, e os anunciantes se concentram na criação de comunicações. Além disso, os profissionais de marketing investigam o comportamento do consumidor e os anunciantes se envolvem em design, produção multimídia e esforços mais criativos para convencer os consumidores a agir.
O que é marketing (tradicional)?
Os profissionais de marketing realizam pesquisas e extraem dados para encontrar oportunidades para alcançar o público de produtos, serviços e marcas. Esse processo informa o design e a criação de produtos depois que as ideias são estabelecidas. Além disso, os profissionais de marketing definem propostas de valor que orientam as promoções, e esses pontos de venda geralmente definem o produto para os consumidores mais do que suas características.

O que é publicidade?
A publicidade é o processo de tornar um produto e serviço conhecido por um público. Envolve o desenvolvimento de mensagens que apresentam produtos, serviços, ideias e marcas para o mundo. Esses processos geralmente envolvem campanhas publicitárias na mídia. Uma campanha publicitária depende de ofertas oportunas, posicionamento criativo e frases de efeito para garantir que os produtos ressoem com os consumidores
fevereiro 6, 2022 @ 2:53 pm
Agradecidos pelo conteúdo e sugestões.