O que é Marketing 4.0?
O Marketing 4.0, também conhecido como 4ª era do Marketing, é um novo conceito que teoriza a junção do Marketing Tradicional com o Marketing Digital.
O Marketing Tradicional costumava ser focado na TV, no rádio e na mídia impressa. Com a revolução tecnológica, a internet começou a ganhar espaço na publicidade, e um novo modelo de Marketing surgiu: o Marketing Digital.
Continue lendo mais este conteúdo da Web Digital Marketing – agência de marketing digital de São Paulo
E o Marketing Digital não parou de crescer. Hoje, em meio a novas redes sociais, ampliação nas formas de comunicação e uma quantidade muito maior de informações disponíveis para o consumidor, os desafios do profissional de Marketing se tornam ainda maiores.
O Marketing 4.0 começou a incorporar táticas e informações que podem ser extremamente úteis em diversos casos, até mesmo no nosso dia a dia, nas nossas relações e no nosso sucesso profissional.
Quando você faz algum contato importante com alguém através de networking, quando você envia um currículo, quando você pesquisa algum produto para comprar e até mesmo quando você segue alguém relevante em uma rede social, você indiretamente contribui para estratégias de Marketing 4.0.
A 4ª era do Marketing trouxe reflexões importantes sobre as novas características de consumo e do consumidor.
Dentre algumas dessas características, podemos citar a rapidez com que as compras e transações são feitas. O consumidor tem cada vez menos tempo disponível, cada vez mais facilidades e mais distrações. Por isso, muitas compras são engatilhadas por micro momentos de consumo.
Além disso, uma característica importante é o foco na experiência do consumidor. Esse fator já tinha sido trazido o Marketing 3.0, e se torna ainda mais presente na 4ª era.