Mas e aí, o Face Ads dá resultado?
Da linha textos polêmicos sobre o Marketing Digital incluímos este que tem como intuito abordar e lançar olhos críticos sobre a ferramenta de divulgação do Facebook, o Face Ads ou Anúncios no Facebook.
Inicialmente, é de bom tom passar aqui um simples resumo para quem é novo neste mercado e ainda não está familiarizado com os termos mais utilizados no dia a dia do profissional da área deixar claro o que é Face Ads?
O que é Face Ads e como funciona?
Se você já viu algum tipo de anúncio no Facebook que aparece no lado direito da tela para quem olha, ou até mesmo na sua própria timeline, saiba que aquilo foi feito por algum profissional ou empresa com a intenção de impactar você com algum produto, ideia ou serviço. Conteúdo diferente dos que você comumente vê por parte de conhecidos, amigos ou familiares estas criações são os tais anúncios do Facebook.
Para criar um anúncio no Face Ads é relativamente fácil, porém o que pode diferenciar o resultado satisfatório ou não do mesmo, será a competência e olhar estratégico de quem criará o anúncio.
O Facebook disponibiliza uma uma ferramenta que pode ser utilizada para a criação de anúncios. Nesta ferramenta é possível inserir textos, imagem e segmentar o público de interesse. Por exemplo, posso dizer para o Facebook que desejo que meu anúncio apareça para pessoa que gostam e viajam constantemente para Buenos Aires, se estiver trabalhando com um site da área de reserva de hotel em Buenos Aires.
Com esta ferramenta dá para gerar diversos tipos de ações, como levar o usuário para o seu site, gerar curtir em uma Fan Page ou até mesmo divulgar um evento. Aí, o que contará é o interesse de quem pretende promover o anúncio.
Após isso, basta escolher o valor que pretende investir no Facebook Ads e definir uma data para o início e fim da veiculação dele na rede. O valor será debitado em um cartão de crédito que deverá ser cadastrado na criação da conta.
O que achamos do Face Ads?
Sabe aquela expressão que diz Nem ao céu e nem a terra, pois é, para nós aqui da Web Digital Marketing é justamente isso que achamos dos Anúncios no Facebook, ou seja, ele não é ruim, mas infelizmente também não é 100%, pois ainda contém alguns “probleminhas” que falaremos a seguir.
Baseado até mesmo em nossos testes ao longo dos últimos anos conseguimos constatar que o Facebook Ads é sim uma ferramenta a mais quando o que se busca é visibilidade e até mesmo gerar vendas. Basta apenas observar o alcance e os números da rede, que só no Brasil possui mais 100 milhões de usuários.
Problemas da ferramenta
Como agência buscamos aqui mostrar pontos que são importantes e devem ser colocados na mesas sempre no início de um novo projeto. São itens que devem ser mencionados até mesmo para que o cliente não seja surpreendido e não criei expectativas “mágicas” perante os anúncio no Facebook. Mas sempre ressaltamos que este é o nosso ponto de vista e não uma verdade única perante a ferramenta.
- É preciso ter paciência e pensar no funil de vendas: O Face Ads não tem a mesma força do AdWords quando o que se busca são vendas rápidas. Como o cliente é impactado em um momento que não está pensando no seu produto, talvez nem buscasse por aquilo, o melhor a ser feito é trabalhar o funil de vendas e pensar em uma estratégia de médio prazo.
- A segmentação ainda contém erros: Já fizemos campanhas aqui segmentadas para jovens, por exemplo, que no meio dos cliques fomos ver e constatamos que continham pessoa de outras faixas etárias mais avançadas. É claro que nada no meio digital é 100%, mas isso é preciso ser mencionado, afinal, uma verba está sendo investida ali.
- Dados não batem: O Facebook mostra muito mais cliques do que a ferramenta Analytics quando vamos ver o desempenho de um anúncio. E agora, em quem confiamos?
- É preciso ter paciência II: O ideal é poder rodar de dois a três anúncios diferentes para cada tentativa de campanha. Pois somente assim é possível analisar e buscar aquele que mais gera conversão. Dica: o robô do Facebook tende a dar relevância para anúncios que contém imagens de pessoas.
Nem ao céu e nem a terra
Como falamos nem tudo é negativo no Face Ads. Pelo contrário, a ferramenta tem claramente coisas muito boas. Mas citamos neste texto pontos que achamos que devem ser melhorados e observados sempre por aquele que cria um anúncio do Facebook.
Testes no meio digital são sempre bem-vindos e somente eles é que poderão mostrar se o Face Ads faz ou não sentido para o seu tipo de negócio. A mercados que conseguem ter melhores performance que outros, isto é fato. Então fique atento a mais iso e mensure tudo!
O Face Ads deve ser utilizado sempre como estratégia, e assim sendo, deverá ter bem definidas as metas e táticas para alcançá-las. Ter este tipo de atenção otimizará a sua investida no Facebook.
Sem dúvida alguma os números que mostramos acima, de brasileiros na rede, já evidenciam que sim, faz sentido estar no Facebook, afinal, a sua visibilidade será gigantesca, as chances de vendas idem e mais, a chance de fortalecer uma marca torna-se maior.
Bom, esta é a nossa resposta para a pergunta sugerida no início do texto: o Face Ads dá resultados quando utilizado de maneira estratégica e com consciência a respeito do tempo de maturação de uma campanha na rede. É preciso antes de tudo pensar no funil de vendas para depois pensar no Face Ads.