Marketing Digital para Pet Shop: O marketing no mundo pet
Considerado o 3º maior país do mundo em faturamento no mercado de pet, o Brasil sem dúvida alguma já é um dos ambientes de negócio mais promissores quando o assunto é o segmento pet.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), em 2017 o faturamento deste setor teve um crescimento de 7,9%, e isso sem descontar a inflação. Por isso estar de olho neste segmento e, claro, utilizar as estratégias de marketing digital para pet shop, pode trazer resultado e novos clientes.
E-commerce para Pet Shop
Graças ao custo benefício, e-commerces despontam como uma possibilidade lucrativa para donos de negócios relacionados com o universo pet. Graças a praticidade e a possibilidade de funcionamento 24/7, esta alternativa é um boa opção. Mas é preciso pensar em outros fatores antes de iniciar este jornada dentro do ambiente rico, mas também bem competitivo da internet.
Uma vez que manter um e-commerce é tarefa árdua, é preciso ter em mente que planejar, ser organizado e conhecedor deste segmento, são qualidades importantes para quem deseja diminuir erros neste percurso. Fora isso listamos outros pontos para se observar antes de colocar o e-commerce no ar:
Entenda de particularidades de cada animal: Conhecendo as tendências e reais necessidades dos animais, será mais fácil poder focar no que realmente gera vendas. Assim o site estará sempre atualizado com produtos potencialmente bons para a internet.
Ofereça pequenos mimos: Busque enviar a todos os clientes pequenos mimos, após a compra dos mesmos. Eles poderão ser descontos, cartão fidelidade e clube de assinatura.
Foque em serviços se possível: Se houver a possibilidade, disponibilize também serviços, como banho e tosa, adestramento, aplicação de vacinas, etc. Desta forma, o e-commerce atenderá às necessidades dos consumidores de forma completa.
O que fazer para divulgar o pet na internet?
Pensar em Marketing Digital é pensar em um universo repleto de possibilidades. Mas para dar um primeiro passo no marketing digital de pet, acreditamos que duas estratégias se mostram imprescindíveis, a produção de conteúdo via blog, por exemplo, e a participação nas redes sociais, em especial, Facebook e Instagram.
Com o Marketing de Conteúdo aumentam as chances de ser encontrado no Google, quando usuários buscarem por dicas e informações para pets. Isso poderá fazer tornar a sua marca conhecida para um plus grande de potenciais novos compradores. Por exemplo, imagine o que um bom texto exemplificando os benefícios de uma ração X pode ter na alimentação de pets que necessitam de qualidade ou ração sem muitos conservantes, pode trazer para o seu negócio. Certamente muitos buscam por isso na web. Busque oferecer material de qualidade.
Já no caso das redes sociais busque fugir do óbvio, ou seja, inove nas postagens, tenha uma identidade visual em seus posts, dê dicas, fale de novidades e ofereça descontos para seguidores. E sempre que possível use sim lives para tirar dúvidas e disponibilizar conteúdo de qualidade. Ah, não se esqueça daqueles conteúdos com pitada da humor. Eles rendem bom engajamento nas redes sociais.
Atrelado a essas ações, invista uma verba em anúncios pagos nas redes sociais, que costumam ser mais em conta, e uma parte da verba em Google Ads. No caso do Google Ads, crie campanhas apenas para produtos que realmente possuem busca e margem de lucro.