As 15 tendências de Inteligência Artificial (IA) mais poderosos para comércio eletrônico em 2021
Se você trabalha com marketing digital e vende produtos na web, certamente já deve ter ouvido falar de Inteligência Artificial (IA). Como ela começou a entrar em todos os aspectos da vida, uma das áreas mais interessantes que a IA entrou foi a do comércio eletrônico.
Empresas como Facebook e IBM expressaram seu desejo de desenvolver inteligência artificial nos últimos anos como uma nova fonte de negócios. A compra da DeepMind pelo Google também conta a mesma história: que o mundo a partir de agora será movido pela inteligência artificial.
Em tempos em que os negócios online estão crescendo e há uma concorrência agressiva entre os principais participantes do comércio eletrônico, nem é preciso dizer que eles estarão fora da corrida se não acompanharem a tecnologia atualizada.
Mas como você pode usar IA no comércio eletrônico?
Neste artigo da nossa agência de marketing digital, a Web Digital Marketing, vamos falar sobre 15 maneiras poderosas em que os aplicativos de IA dominarão a indústria de comércio eletrônico em 2021.
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1. Aumento no volume da pesquisa por voz
Hoje, as pessoas contam com assistentes de voz como Alexa e Siri para saberem suas programações diárias ou descobrirem um produto para comprá-lo online. A Loup Ventures1 lançou um modelo atualizado de previsão de vendas de pesquisa por voz que estimou que 75% das pessoas nos EUA possuirão um dispositivo de voz inteligente, o que irá gerar uma receita de $ 35,5 bilhões em 2025. Assim, à medida que mais famílias adquirem essa tecnologia, há chances de um avanço nos negócios de comércio eletrônico. Esta é definitivamente uma tendência de IA para ficar de olho em 2021.
2. Chatbots conversacionais
Grandes nomes em diferentes setores como Starbucks, Sephora, Domino’s adotaram chatbots para beneficiar seus negócios de comércio eletrônico. O cliente pode fazer qualquer pergunta sobre um produto a um bot e obter uma resposta rápida. Isso pode afetar definitivamente a decisão do cliente de fazer ou não uma compra, uma vez que ele recebe respostas rápidas às suas perguntas.
3. Descrições de produtos geradas automaticamente
Os clientes usam descrições de produtos para tomar decisões de compra. É um meio importante de influenciar os clientes. Com a ajuda de ferramentas de geração de conteúdo de IA, o e-commerce pode aproveitar o poder da IA para criar descrições que atendam aos interesses do comprador.
4. Sistemas de recomendação
Eles são uma das maneiras mais fáceis de transformar recursos de IA em vendas. Esse é um dos principais motivos pelos quais as empresas vêm investindo nelas desde o início dos anos 2000.
5. Marcação ou reconhecimento de imagem
Se você é um usuário regular do Pinterest, deve conhecer este recurso. O que ele faz é permitir que os usuários selecionem um item de qualquer foto online e usem seu software de reconhecimento de imagem para identificar itens semelhantes. O setor de comércio eletrônico também pode fazer uso de tais sistemas para fornecer uma melhor experiência ao cliente.
6. Pesquisa personalizada
As empresas podem usar mecanismos de pesquisa com inteligência artificial, também conhecidos como mecanismos de informação, para combinar a pesquisa com recursos de aprendizado de máquina para tornar a pesquisa interna do site mais personalizada.
7. As experiências de compras pelo celular aumentaram
De acordo com relatório de 2019 do Statista, estima-se que até o final de 2021, 73% das compras do e-commerce serão feitas por meio de dispositivos móveis. Isso significa que os clientes terão uma experiência de usuário mais suave em seus telefones celulares, para que possam fazer compras em seus telefones com a mesma facilidade com que fazem em seus desktops.
8. Introdução de personal shoppers virtuais
A AI permite que diferentes marcas de comércio eletrônico criem compradores inteligentes habilitados para AI. Será como um cliente entrando em uma conversa com um assistente de loja para perguntar sobre um item específico em uma loja offline. Esses compradores virtuais inteligentes se envolverão ativamente com os clientes. Por exemplo, em vez de fazer seleções marcando caixas ou inserindo palavras específicas, os clientes agora poderão falar com esses assistentes virtuais e resolver as dúvidas dos clientes.
9. Método de publicação aprimorado
Todos concordamos que, uma vez que compramos qualquer produto de qualquer site de comércio eletrônico, queremos que ele seja entregue o mais rápido possível. A Amazon ainda oferece uma assinatura principal que permite aos clientes aproveitar as vantagens da entrega no mesmo dia ou durante a noite. Agora, a futura aplicação da IA testemunhará como os robôs entregam produtos à sua porta; graças ao poder da IA e da inovação baseada em dados.
10. Geração de vendas por meio de tecnologia vestível
A tecnologia vestível será muito benéfica para plataformas de e-commerce. Quer seja FitBit ou Apple Watch, todos esses dispositivos vestíveis podem rastrear os produtos que você vê e usá-los para recomendar produtos personalizados. Ao integrar dispositivos de computação portáteis com sistemas de CRM, o setor de comércio eletrônico pode ter acesso em tempo real aos dados do cliente e identificar sistematicamente oportunidades de venda de seus produtos.
11. VR e AR
O uso de realidade virtual e realidade aumentada pode ser usado para criar sistemas que dão aos clientes a ilusão de comprar na loja real. Imagine se sentar no sofá e comprar seu produto favorito, experimentá-lo virtualmente e ter uma experiência de compra perfeita. Esta é uma das aplicações mais populares de IA para e-commerce.
12. Pagamento mais fácil
Um estudo baseado em pesquisa do Baymard Institute2 relata que 21% dos compradores online nos EUA abandonaram um pedido, apenas o processo de pagamento demorou uma eternidade ou foi complicado. Uma finalização de compra mais fácil não apenas melhoraria as vendas de produtos no site de comércio eletrônico, mas também garantiria que os clientes tenham uma experiência
13. Tratamento de avaliações falsas
A decisão de compra de um cliente é influenciada pelas avaliações que ele lê online em qualquer plataforma de comércio eletrônico. Existem vários casos em que há comentários negativos sobre o produto, mas e se esses comentários fizerem com que seus clientes se abstenham de comprar aquele produto? Essa atividade é chamada de astroturfing e há muitos jogadores de comércio eletrônico que usam a IA para lidar com as avaliações falsas para que os clientes possam tomar uma decisão imparcial.
14. Recomendar
Como o nome sugere, a renegociação se refere à revenda de produtos que anteriormente pertenciam a terceiros. Estou adicionando este aplicativo a esta lista porque as lojas de comércio eletrônico podem trabalhar com IA para projetar, desenvolver e implementar sistemas que exploram essa oportunidade. Com o mundo inclinado para a sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, isso pode ser algo a se olhar em 2021.
15. Comércio social
Você está no seu feed instantâneo e então se depara com alguma peça de roupa ou acessório que está procurando em algum momento na Internet
O que você fará em seguida?
Contate o vendedor e efetue a compra.
De acordo com pesquisa do Statista, o Instagram tem 1 bilhão de contas mensais que são vendidas ativamente por meio de suas redes sociais. De acordo com a pesquisa exclusiva Retail TouchPoints4, “Next-Generation Omnichannel Strategies Align Agility with Innovation” patrocinada pela Cegid, TimeTrade e Arm Treasure Data, publicada em janeiro de 2019, a porcentagem de varejistas na América do Norte usando as redes comércio, quase dobrou de 17% em 2017 para 33% em 2018 e irá crescer claramente com o passar dos anos e as mídias sociais se tornarem mais poderosas.