Music Branding: como a música pode aumentar suas vendas
‘Music branding’ é uma estratégia de marketing sensorial que utiliza a música para traduzir as associações e atributos presentes na identidade de uma marca em uma experiência, pois a música cria um forte vínculo emocional entre a marca e seu público.
A experiência oferecida pelo music branding, juntamente com todos os outros atributos oferecidos pela marca, torna-se a emoção do público. Mas quem pensa que uma marca de música é apenas música ambiente para uma loja está enganado.
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Como Music Branding aumenta as vendas?
Uma vez compreendida a identidade musical da marca, vários projetos podem ser propostos para conectar o cliente e a marca.
1) Crie uma conexão de cliente
Entre dois mundos muito diferentes, como uma marca e um cliente, o ponto de conexão se dá pelas semelhanças entre os dois, muitas vezes intangíveis e imperceptíveis. Seus consumidores podem se sentir representados através das músicas e artistas que representam sua marca. Dessa forma, seus clientes se tornarão seus fãs.
2) Modifique o tempo de permanência no ambiente
Quando uma pessoa vai a uma loja, mesmo que não perceba, pode ser influenciada pela mensagem audível do locutor. Isso significa que ela pode ser afetada e querer ficar mais um pouco ou sair do local rapidamente sem nem perceber o motivo da sensação.
3) Acompanhe seus clientes fora do ponto de venda
Já imaginou seus clientes lembrando da sua marca mesmo estando longe? Isso pode ser feito criando playlists de marca no Spotify, uma forma de usar a música como canal de relacionamento na plataforma de streaming.
Como criar a identidade musical da sua marca
Mais do que uma música, ela pode transformar a mera interação de um cliente com seu negócio em uma experiência inesquecível. É importante ter um curador dedicado que vá além da seleção de músicas e inclua uma compreensão do universo em que a marca e o público vivem.
Informações como a imagem da marca, as características do consumidor médio e o estilo de vida do consumidor são fundamentais para construir uma estratégia de marca de música que vá além do ponto de venda.
O próximo passo é reunir todos esses insights em um gráfico de similaridade: com base nos conceitos de similaridade, similaridade, dependência ou proximidade, você pode gerar um mapa que te ajude a identificar relações entre tópicos relacionados ao contato de definição de identidade musical da sua marca.
Para projetar a atmosfera musical da marca, esses insights também são organizados em moods: energia e humor, que definirão os sentimentos que uma música transmite, e timing e popularidade, que ajudam a evitar que as playlists dominem desnecessariamente músicas conhecidas/ desconhecidas ou muito antigas/ novas musicas.
Somente após todo o processo a curadoria musical pode determinar qual estética sonora corresponde às características mencionadas.