Como fazer um briefing de sucesso?
Quem quer ter sucesso nos negócios precisa conhecer muito bem seu mercado, características e influências. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, coletar informações é um trabalho que deve ser feito minuciosamente e com forte planejamento, iniciando-se com um briefing de sucesso.
O planejamento de uma pesquisa de mercado deve-se iniciar com o seguinte questionamento: a quais respostas preciso chegar? A partir disso, é possível criar as perguntas corretas e obter respostas mais adequadas. Os elementos iniciais contidos no briefing de pesquisa de mercado são de suma importância para fazer tais questionamentos, possibilitando a análise do que precisa ser descoberto para melhorar seus resultados.
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Em princípio, saiba que não existe uma receita única para seguir e ter um briefing de sucesso, pois este é um documento individual da empresa. O ideal é adaptar as informações relevantes e criar um briefing adequado para a sua organização.
A partir desses dados básicos, você será capaz de julgar e analisar o que será importante para seus negócios e aquilo que pode ser desconsiderado, ao menos no momento.
Na elaboração geral do briefing ele precisa conter informações importantes e cruciais, como o ramo de atividade da empresa, seus principais produtos, incluindo características, produção e outras informações relevantes, histórico da empresa, o posicionamento e a imagem que ela já possui no mercado.
Números também são importantes, como por exemplo, a quantidade de clientes atendidos, a prospecção, produção diária e mensal, a demanda atendida, capacidade máxima de produção, faturamento, região que a empresa abrange, seus concorrentes diretos e indiretos, e outras pesquisas feitas anteriormente.
O briefing é um documento importante e adaptável de acordo com a empresa, por isso ele não possui uma receita básica para ser produzido. A partir dessas dicas, analise o que é importante conter no briefing de sua empresa. Com isso sua empresa já terá um documento para analisar e encontrar os questionamentos ideias para dar início à pesquisa de mercado.