Quanto tempo demora para um site ranquear no Google?
A pergunta que serve de título para este novo post da WDM é também um dos questionamentos que nós mais ouvimos de nossos clientes em reuniões para novos projetos de Marketing Digital e SEO. O que, aliás, é absolutamente compreensível se pensarmos que o cliente está atrás resultados rápidos para o seu negócio. Mas contrariando este pensamento, que de certa forma é lógico como citamos, adiantamos que este tempo pode variar e não tem um prazo pré-determinado.
Inicialmente, podemos falar sobre alguns dos fatores que podem influenciar na subida ou não de um site nas buscas do Google. Que rapidamente listamos assim: estrutura do site, conteúdo, links de qualidade, trabalho nas redes sociais e, claro, o tamanho da concorrência para o termo que se pretende figurar na primeira página do gigante das buscas. Como falamos, estes são apenas alguns itens, mas e existem outros.
Uma vez que temos tantos pontos envolvidos é absolutamente prudente pensarmos que o melhor a ser feito não é focar em uma data, até mesmo porque ela não existe, e sim buscar qualidade em tudo o que for feito dentro e fora do site. SEO não é uma ciência exata. Com isso, é necessário ter constância nas ações de Marketing Digital e manter o foco naquilo que se almeja: melhores posicionamentos. Além disso, existem boas práticas que o Google sempre cita em seus canais oficias de comunicação que devem sempre serem seguidas. Mas – PRESTE BEM A ATENÇÃO – estas são dicas e não uma receita de bolo ou algo que ao ser feito pode-se obter resultado pleno no tempo aguardado.
Mas e agora?
Se você está iniciando agora o seu estudo sobre este assunto, calma e não fique desanimado. Afinal, fizemos este texto justamente para reforçarmos uma máxima que o próprio Google já repete há anos, que é: foque no seu trabalho e na experiência do usuário dentro site que o resultado aparecerá. Em outras palavras, o que o Google busca com esta afirmação é poder enfatizar para os administradores de sites que não adianta tentar “enganar o buscador” na tentativa de primeiras posições, pois ele estará de olho.
Optar pelo auxílio de um profissional para a realização do SEO de um site é sim uma escolha assertiva que indicamos. E não é só porque somos uma agência, e sim, porque que um profissional que vive isso diariamente e possui conhecimento sobre esta área terá totais condições de analisar os fatores macros e micros que envolvem o SEO de uma página na web.
Agora, é claro que é possível fazer o SEO de um site por conta própria, como alguns fazem. Mas reforçamos que ter alguém experiente e focado nessas ações poderá diminuir o tempo das coisa, uma vez que erros serão diminuídos e até mesmo evitados.
E para finalizar, deixamos uma última dica para donos de empresa que estão em busca do SEO para os seus sites: fuja de profissionais que prometem a primeira página do Google na data desejada. Afinal, milagres, no caso das buscas não existem!